terça-feira, 28 de junho de 2011

Arte em Movimento

Mais uma vez, como de costume, a professora nos sugeriu uma aula bem diferente.
Utilizando os materiais:
- Tinta branca
- Papel pardo
- Corantes de várias cores
- Pincel




Misturamos todos os corantes, um de cada cor em cada recipiente com tinta branca formando as cores: verde, azul, preto, rosa, vermelho, lilás, amarelo e cinza.
Depois de todas as cores prontas, preparamos a sala com as folhas de papel pardo espalhadas pelos chão. A professora colocou uma música e disse que tínhamos que pintar de acordo com o ritmo da música. O que não foi nada fácil....
Em duplas, íamos 'tentando' seguir o ritmo com as pinceladas, enquanto a música bombava nos nossos ouvidos. haha
Eu, muito sem ritmo, tive algumas dificuldades, mas valeu.
A pintura, por ter sido feita de uma forma diferente, teve um outro sentido... riscos, despreocupação com formas, organização, cores diversas, etc.
E aquela 'arte' foi surgindo e ganhando formas, mesmo que avulsas, no papel.
No fim, ficou aquele 'bagunçado' de cores e riscos que por mais que às vezes a gente não entende, a gente gosta de ficar olhando e acaba que se orgulha de ter feito. =]




Análise desta atividade
1- Título: Pintura com ritmo

2- Materiais: papel, tinta, pincel, cola branca, fita crepe larga, garrafa pet, aparelho de som e cds
Equipamentos: chão

3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: grande
c) mobilidade: variável
d) qualidade física: textura fina, resistência frágil , cheiro forte
e) custo: alto
f) possibilidade de adaptação: sim
                            reaproveitamento: possível

4- Análise do Equipamento:
a) peso: 
b) dimensão: grande
c) mobilidade: fixo
d) custo:

5- Procedimento:
a) tempo de execução: (1 aula de 3hs)
b) espaço requerido: grande
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: Pintar junto com o ritmo da música, troca de informações de como foi a atividade

A. Físicos:
a) amplitude: média
b) força: média
c) distribuição dos movimentos: bilateral
d) dominância: lateral, superior e inferior
e) postura: variável

B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal
c) olfativo: sim
d) gustativo: não
e) auditivo: sim 
f) visual: sim

C. Psíquico:
a) atenção e concentração: muita
b) interesse: extrínseco e intrínseco
c) raciocínio: lógico e abstrato
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: muita

D. Sociais:
a) relacionamento: individual e grupal



Nenhum comentário:

Postar um comentário