terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é lazer pra você?


Essa aula foi totalmente diferente! A profesora pediu que entrevistássemos pessoas comuns do CCS, menos estudantes, com as seguintes perguntas:


NOME:
SEXO:
IDADE:
ESTADO CIVIL:
OCUPAÇÃO:

-O que é lazer para você?
-Qual é o seu tempo para o lazer durante a semana?
-Quais são as atividades de lazer?

Pois é, pode parecer fácil, mas não foi nenhum pouco...rs
As pessoas sempre queriam saber porque estávamos fazendo aquilo e nunca sabiam responder o que era lazer!
Fizemos um relógio do seu dia [aquele do 1º período] e mostramos a essas pessoas como elas não tem tempo pra o próprio lazer.
Ficamos um pouco sem graça com  reação de algumas pesoas, mas foi bem divertido interargir com pessoas de fora nessa atividade! ;]






segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Testando seu tato.

Nessa aula, a professora nos propôs que andássemos pelo CCS em busca de vários objetos diferentes e fizéssemos uma textura em cima daquilo. As coisas que saíram foram as mais inusitadas possíveis..texturas de folhas, de muros chapiscados, de paredes diferentes e muitas outras coisas. Fizemos de cores diferentes e depois avaliamos os resultados...
Depois, a profesora passou pra casa como atividade para fazermos uma arte feita só de texturas. E os resultados foram incríveis...fizemos desenhos livres com muita criatividade usando materias simples, como grãos, purpurinas, miçangas, areia, etc...

O monitor Luis foi quem avaliou nossas texturas e nos mostrou a importância do toque na arte produzida.

Dig Dig Joy Dig Joy ...o quê mesmo? rs

Estamos de volta!! =D
Agora, cursando o 2º período, na disciplina Labortório B ministrada pela professora Patrícia Dornelles e o monitor Luis Fusco.
Para abrir o período, começamos com mais uma atividade bem diferente...
A professora nos propôs a bincadeira do 'dig dig boy, joy, joy'...
Só que ninguém sabia com era, muito menos já tinha brincado na infância com algum amiguinho...rs
Mas tudo tem a sua primeira vez né...
E fomos primeiro tentar entender a explicação da professora, o que não foi nada fácil...
Nós tinhamos que formar uma fila, e o primeiro fazia um passinho e o de trás, ó fazia o movimento quando o colega da frente tivesse pulado para outro passinho. E assim ia até chegar no ultimo...
Ou seja, o movimento era passado para trás por um de cada vez na fileira...
Entendeu?! Difícil né..rs
Eu tive muitas dificuldades e por isso, era mandada para o final da fila toda hora.. eu e a Marilia, que também não tinha sincronia nehuma.
A 'bincadeira' mostrou como é importante a interação do grupo e o respeito do tempo do outro.
Apesar de meio desastroso, foi muito legal! ;]

terça-feira, 28 de junho de 2011

Arte em Movimento

Mais uma vez, como de costume, a professora nos sugeriu uma aula bem diferente.
Utilizando os materiais:
- Tinta branca
- Papel pardo
- Corantes de várias cores
- Pincel




Misturamos todos os corantes, um de cada cor em cada recipiente com tinta branca formando as cores: verde, azul, preto, rosa, vermelho, lilás, amarelo e cinza.
Depois de todas as cores prontas, preparamos a sala com as folhas de papel pardo espalhadas pelos chão. A professora colocou uma música e disse que tínhamos que pintar de acordo com o ritmo da música. O que não foi nada fácil....
Em duplas, íamos 'tentando' seguir o ritmo com as pinceladas, enquanto a música bombava nos nossos ouvidos. haha
Eu, muito sem ritmo, tive algumas dificuldades, mas valeu.
A pintura, por ter sido feita de uma forma diferente, teve um outro sentido... riscos, despreocupação com formas, organização, cores diversas, etc.
E aquela 'arte' foi surgindo e ganhando formas, mesmo que avulsas, no papel.
No fim, ficou aquele 'bagunçado' de cores e riscos que por mais que às vezes a gente não entende, a gente gosta de ficar olhando e acaba que se orgulha de ter feito. =]




Análise desta atividade
1- Título: Pintura com ritmo

2- Materiais: papel, tinta, pincel, cola branca, fita crepe larga, garrafa pet, aparelho de som e cds
Equipamentos: chão

3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: grande
c) mobilidade: variável
d) qualidade física: textura fina, resistência frágil , cheiro forte
e) custo: alto
f) possibilidade de adaptação: sim
                            reaproveitamento: possível

4- Análise do Equipamento:
a) peso: 
b) dimensão: grande
c) mobilidade: fixo
d) custo:

5- Procedimento:
a) tempo de execução: (1 aula de 3hs)
b) espaço requerido: grande
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: Pintar junto com o ritmo da música, troca de informações de como foi a atividade

A. Físicos:
a) amplitude: média
b) força: média
c) distribuição dos movimentos: bilateral
d) dominância: lateral, superior e inferior
e) postura: variável

B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal
c) olfativo: sim
d) gustativo: não
e) auditivo: sim 
f) visual: sim

C. Psíquico:
a) atenção e concentração: muita
b) interesse: extrínseco e intrínseco
c) raciocínio: lógico e abstrato
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: muita

D. Sociais:
a) relacionamento: individual e grupal



domingo, 26 de junho de 2011

Correndo contra o tempo

ORAÇÃO AO TEMPO ( CAETANO VELOSO)
És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo...
Compositor de destinos
Tambor de todos os rítmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo...
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo...
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que te digo
Tempo tempo tempo tempo...
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo...
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo...
O que usaremos prá isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo...
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo...
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo...
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo...

  Como anda seu tempo? Você tem tido tempo para você mesmo? Você é escravo do tempo?
   Nessa aula, fizemos o 'relógio da nossa vida'. Nele, dividimos por partes todo o nosso dia, o que fazemos, tudo. E no fim, eu percebi que não tenho tempo pra quase nada. É tudo tão contado, tão cronometrado, que vira uma rotina. A de ir pra faculdade, chegar na mesma hora, não fazer nada depois porque no dia seguinte tem prova ou aulas importantíssimas, etc.. O que nos faz escravos do tempo, porque não nos permitimos fazer nada fora do contexto, às vezes por medo- de errar, de tentar algo diferente.
   E percebi também, que a minha 'fuga', é o final de semana, para dar uma descontraída...Sair um pouco da rotina massante da semana acadêmica.. Me divertir, namorar, ver minha família, amigos, dormir sem compromisso de hora para acordar... Coisas que fazem a total diferença na minha vida.
   Resumindo, estamos sempre precisando de mais tempo na nossa vida! 
Análise desta atividade
1- Título: Relógio da minha vida


2- Materiais: 
Equipamentos: carteira


3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixo
d) qualidade física: textura fina, resistência frágil
e) custo: baixo
f) possibilidade de adaptação: sim
                            reaproveitamento: possível

4- Análise do Equipamento:
a) peso: leve
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixo
d) custo: baixo

5- Procedimento:
a) tempo de execução: longo (1 aulas de 3hs)
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: fazer o relógio da minha vida e depois trocar informações

A. Físicos:
a) amplitude: pequena
b) força: pouca
c) distribuição dos movimentos: unilateral 
d) dominância: lateral e superior
e) postura: frequente

B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: temperatura normal, textura lisa
c) olfativo: não
d) gustativo: não
e) auditivo: não
f) visual: sim

C. Psíquico:
a) atenção e concentração: média
b) interesse: extrínseco
c) raciocínio: lógico 
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: normal
g) iniciativa: muita

D. Sociais:
a) relacionamento: individual

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O seu olhar

Arnaldo Antunes 



O seu olhar lá fora
O seu olhar no céu
O seu olhar demora
O seu olhar no meu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
Onde a brasa mora
E devora o breu
Como a chuva molha
O que se escondeu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
O seu olhar agora
O seu olhar nasceu
O seu olhar me olha
O seu olhar é seu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu



Essa aula pra mim, foi a melhor... Ao som dessa música, tivemos um momento muito íntimo de confraternização entre a turma. Primeiro, conhecemos a letra e aprendemos a cantá-la... Depois fomos então finalizar a atividade com as máscaras... 
Com um novelo de lã nas mãos, fomos amarrando nas máscaras assim que recebíamos de alguém e depois passávamos para alguém querido, aquela pessoa, que melhor representa 'o seu olhar melhora o meu'... Fui escolhida pela minha amiga de viagem, a Júlia e escolhi o mais bem humorado do mundo, o Bangú... E assim a atividade foi fluindo até que formássemos a 'teia' das máscaras. Para fechar a teia, pegamos um pedaço e fomos amarrando cada ponta nossa no pedaço de alguém e dizendo olhando nos olhos, o 'seu olhar melhora o meu'. E assim, fomos firmando laços de amizade dentro do grupo que talvez estavam escondidos por uma timidez ou uma falta de oportunidade... =)))

























Análise desta atividade

1- Título: O Seu Olhar 

2- Materiais: papel da música, aparelho de som e cd
Equipamentos: carteira

3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixo
d) qualidade física: textura fina, resistência frágil
e) custo: médio
f) possibilidade de adaptação: sim
                            reaproveitamento: sim

4- Análise do Equipamento:
a) peso: médio
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixa
d) custo: médio

5- Procedimento:
a) tempo de execução: (1 aula de 3hs)
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: acompanhar a música com o papel e fazer o nó na teia das máscaras (encontrando o colega e fazer o nó com a sua  linha na linha do colega e dizer: o seu olhar melhora o meu)

A. Físicos:
a) amplitude: média
b) força: pouca
c) distribuição dos movimentos: bilateral
d) dominância: lateral, superior e inferior
e) postura: variável

B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal
c) olfativo: não
d) gustativo: não
e) auditivo: sim 
f) visual: sim

C. Psíquico:
a) atenção e concentração: regular
b) interesse: intrínseco
c) raciocínio: lógico e abstrato
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: muita

D. Sociais:
a) relacionamento: individual e grupal

Máscaras: o que há por trás delas?

Na segunda parte da atividade com as máscaras já prontas, fizemos uma reflexão bem profunda...
A professora nos propôs que pintássemos o lado de fora, de acordo com 'o que as pessoas me vêem'  e o lado de dentro, 'como eu me vejo'.
De cara, pode parecer uma coisa bem simples... mas na prática, foi um tanto complexo avaliar esse dois lados..


Para começar, como as pessoas me vêem? Nunca se sabe... será que o que elas dizem sobre mim, é realmente o que elas pensam? É muito difícil...
Eu acho que as pessoas me vêem como alguém sincera, amiga, companheira, confiável, feliz [ou pelo menos engraçada] entre outras coisinhas... Então, pintei minha máscara divididamente e partes de acordo com as características...E depois, a parte em que pintamos e falamos como nos vemos... Eu me vejo como uma pessoa boa, apesar de tudo, compreensiva, um pouco desatenta, muito carinhosa, meio carente e muito transparente.
E após fazer nossa avaliação e ouvir a de cada um, olhamos cada máscara e meio que avaliamos o que estava sendo expressado naquela pintura abstrata...
Escolhemos algumas que nos chamaram mais a atenção pelas cores ou pelo sua organização e demos nossa opinião e ouvimos qual era o real significado daquela pintura...
                                 Uma das máscaras lindas *-*